“Apagaram a FORÇA DO FOGO, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.” (Hebreus 11.34).

Por todos os lados e em todos os meios de comunicações só se fala em fogo, em queimadas, em árvores sendo destruídas por causa do fogo. Isso eu vi ontem, ao viajar pela BR 40, várias árvores nativas queimadas pelo fogo às margens da estrada, bem como fogo acesso em alguns lugares montanhosos próximos da serra de Petrópolis no Rio de Janeiro quando por ali trafegava.

É triste ver as nossas florestas pegando fogo de norte a sul do país. Ofogo, consome tudo que estiver à frente. Precisamos orar intensamente pelas autoridades a fim de que se crie mecanismos eficazes para a proteção da mata virgem, tão necessária para a nossa saúde.

Não tenho a pretensão de falar sobre as queimadas que assolam a beleza da Amazônia, mas alertar aos filhos de Deus sobre a importância da Batalha Espiritual, tão necessária e importante para apagar o fogo que Satanás lança sobre os salvos em Cristo, os quais com dificuldades se esforçam para se manterem firmes na fé cristã.

A batalha espiritual se inicia na vida do cristão quando ele aceita a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida. É a partir desse instante que se inicia a busca pela santificação a fim de melhor servir a Deus e depois alcançar a vida eterna.

A força com que Satanás se lança contra o novo crente e, também, contra aqueles mais experientes na obra do SENHOR, não é coisa tão simples. A força com que o Diabo lança seus dardos incendiários contra aqueles que seguem a Cristo é algo impressionante, chegando alguns deles, até mesmo atentarem contra suas vidas. Se não fosse a ação firme do Espírito Santo para proteger e consolar os crentes, já estes, teriam perecido. É o Espírito de Deus que apaga os incêndios que o Diabo promove na seara dos amam e servem ao Senhor Deus.

A espada afiada do inimigo de nossas vidas tem sempre o propósito de abater os que escolhem servir ao Senhor por fé. Ele luta para afastar o crente de sua firmeza espiritual. A batalha é contínua e o Diabo não desiste de tentar os filhos de Deus. Ele lança sobre estes, todas as suas tochas de fogo consumidor: o fogo do desânimo, o fogo do ódio e das contentas entre os irmãos, o fogo das paixões carnais, etc., porquanto, nunca se viu tantos obreiros e obreiras abandonarem suas famílias e se relacionarem com outras, deixando um rastro de pecado e de dor.

É maravilhoso ver o salvo em Cristo tirando forças de suas fraquezas. Resistindo as investidas do inimigo por fé e com oração, sendo perseverante na esperança e nos momentos de adversidades. Há alguns cristãos tementes a Deus, que aprenderam a resistir ao inimigo, ou seja, conseguem pela fé apagar a força do fogo contrário as suas vidas.

A Bíblia diz: “Porque todo o que nascido de Deus, vence o mundo, e, esta é a vitória que vence o mundo a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? (1 João 5.4,5).

Quando você tiver consciência que, Satanás batalha duramente contra você, e que você está perdendo as suas forças, e, a batalha empreendida está deveras intensa, então clame pelo sangue de Jesus com fé e se possível, busque ajuda entre os homens e mulheres espirituais da igreja, os quais, certamente, terão condições de lhe ajudarem em oração.

Caso não haja esforço de sua parte para batalhar espiritualmente falando, então haverá derrotas e mais derrotas em sua vida. Não se dê por vencido, lute com todas as suas armas e seja mais que vencedor em Cristo Jesus. Não fracasse em sua caminhada de fé. Não retroceda no caminho da salvação, siga em frente, exalte sempre o nome do Salvador Jesus Cristo. Não olhe para trás, nem muito menos para a direita ou esquerda, mas siga em frente, sabendo que a nossa cidade eterna não é aqui, mas na Nova Jerusalém.

Se você for perseverante e exercer a sua autoridade dada por Deus, então, a força do fogo lançada pelo Diabo para lhe enfraquecer na fé, não terá êxito e você será sempre um grande vencedor. Lute com fé e apague a força desse fogo destruidor que vem sobre você e sua família. Aleluia!