“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 5.19-21).

Paulo enumera alguns dos inimigos do homem, quase todos, o homem tem condições de vencê-los, de nocauteá-los, só dependendo de seu compromisso com a Palavra de Deus e a sua intimidade com o Criador do céu e da terra, que através de Jesus Cristo, Seu único Filho, nos fez mais do que vencedores nEle.

A vida cristã é uma caminhada bem extensa, e não se anda por uma estrada larga, onde esses inimigos estão presentes. O trajeto por onde passa o cristão é bem acidentado, tem muitos obstáculos: “Entrai pela porta estreita, porque larga a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela” (Mt 7.13). O grande estrategista é aquele que conhece o inimigo e sabe quais armas ele tem em seu arsenal para a luta.

Todo cristão está mais do que avisado sobre seus principais inimigos: “…prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas…” – Estas coisas semelhantes as primeiras foram as que se incorporaram ao longo dos séculos: a corrupção, o partidarismo doentio, o apego as ideologias, e o interesse pelo ocultismo, bem como toda e qualquer ato que contribua para a fraqueza espiritual do crente em Jesus Cristo.

Não se nocauteia Satanás, e toda essa galeria de pecados, em lide, sem ter vida espiritual com Deus, sem amar a Jesus Cristo, Senhor e Salvador, bem como, aceitar a presença irrestrita do Espírito Santo e com Ele ter comunhão. A vida cristã é uma luta contínua. A batalha espiritual foi travada na cruz do calvário e se estenderá até se deixe essa vida. Com fé e perseverança, tendo a santificação e o temor ao Senhor como aliados, é que se vence as lutas da carne, o mundo e o próprio Diabo. Vivendo a vida de piedade e amor, certamente, serás capaz de nocautear a Satanás e obter a vitória nas lutas e tribulações. Aleluia!