“Porque o Senhor derramou sobre vós um espírito de profundo sono e fechou os vossos olhos, os profetas; e vendou os vossos líderes, os videntes.” (Isaías 29.10).

Há muitos líderes cristãos de olhos vendados, não enxergam as coisas conforme a orientação da Palavra de Deus, muito menos conseguem orientar alguém no caminho da verdade, sendo para eles os olhos, como foi Jó, ou seja, olhos para os homens de sua geração: “Eu era o olho do cego e os pés do coxo.” (Jó 29.15). Jó orientava o povo cego acerca do Deus que ele cria.

O patriarca Jó, também, fazia o povo caminhar por caminhos retos, porquanto ele era como os pés para aquele povo desobediente e incrédulo. Jó exercia grande liderança entre eles, e se constituía num verdadeiro líder, e mesmo sofrendo os ataques que ele sofreu, tais como a perda de seus dez filhos, os seus servos, e os seus rebanhos que criava de cabras, carneiros, camelos e outros animais, não perdeu ele o controle das coisas.

Todo o ser humano tem um desejo natural de estar à frente, no comando, na liderança de alguma coisa. Ser líder não é absolutamente possuir extraordinário ministério, com muitas igrejas, centenas de pastores, e membresia quase que incontável, de modo que ele possa influenciá-los conforme seu conhecimento de Deus e da vida.

Ser líder cristão é, em primeiro lugar, ser obediente ao Senhor, respeitar e, ser cordato, para com o Espírito Santo; respeitar o semelhante e ter vida santificada diante de Deus, de modo que possa comandar as coisas espirituais e as materiais sem contrariar a vontade do Senhor Deus, o Todo Poderoso.

Tem muitos líderes que não são mais respeitados e nem acreditados por seus liderados. A você que se encontra nessa situação, quero te dizer: Deus não desistiu de você. Mesmo quando ninguém mais na comunidade acredita em você, e não mais o considera como líder, saiba que o Espírito Santo pode te transformar e fazer você dar a volta por cima e recomeçar nova vida debaixo do poder de Deus. Então, o que fazer? Basta você se levantar e deixar o Senhor te usar novamente.

Meu conselho é: Volte ao primeiro amor novamente. Veja a orientação bíblica: “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.” (Ap 2.5). Seja um líder autêntico, sábio e obediente a Deus. O verdadeiro líder não perde o comando das coisas!